sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Direitos dos Trabalhadores - Atividade 92


OS PRINCIPAIS DIREITO DOS TRABALHADORES

 

 

SALÁRIO: nunca inferior ao piso da categoria.

 

VALE TRANSPORTE: para deslocamento da residência ao trabalho e vice-versa, com desconto de até 6% do salário;

 

13º SALÁRIO: com base na remuneração integral;

 

FÉRIAS REMUNERADAS: de 30 dias a cada 12 meses de trabalho com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

 

FUNDO DE GARANTIA: por Tempo de Serviço (FGTS), no valor de 8% da remuneração, que é depositado mensalmente pela empresa ou empregador em uma conta bancária vinculada;

 

REMUNERAÇÃO: Acrescida de 50% da hora normal, nos casos de trabalho extraordinário, ou seja, acima de 8 horas diárias e 44 horas semanais, salvo nos casos de compensação de horários;

 

REPOUSO SEMANAL: remunerado, preferencialmente aos domingos;

 

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS: garantia de renda para o trabalhador e para sua família nos momentos de incapacidade para o trabalho ocasionada por doença, acidente, gravidez, prisão, velhice e morte;

 

SEGURO-DESEMPREGO: para trabalhadores com mais de 6 meses de carteira assinada.

 

Riscos no espaço do Trabalho Bancário - Atividade 90


RISCOS NO ESPAÇO BANCÁRIO

 

  1. Ruído

O ruído gerado por equipamentos, impressoras, teclados, terminais, carimbos, aparelhos de ar condicionado, telefone, conversas, trânsito, entre outros, não combina com tarefas que exigem concentração mental. As agências deveriam operar sob o sisudo "clima de biblioteca". A exposição prolongada a ruídos intensos pode provocar danos auditivos. O dano é cumulativo, sendo maior para os bancários expostos por mais tempo aos sons intensos. O ruído também pode contribuir para provocar cansaço excessivo, falta e atenção e concentração, irritabilidade e outras alterações no humor e no comportamento.

 

  1. Temperatura

 As variações de temperatura afetam a saúde dos bancários. O frio pode influenciar no aparecimento ou agravamento da LER/DORT, contraturas musculares e dores no corpo, além de gripes e resfriados constantes. O calor excessivo pode provocar fadiga, mal estar e até desmaios.

 

  1. Iluminação

A iluminação deve ser distribuída e difusa para evitar o ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. Quando inadequada pode provocar cansaço visual, ardência nos olhos, fadiga, insônia e dores de cabeça.

 

  1. Qualidade do ar

 É precária quando há pouca entrada de ar fresco, falta de limpeza e má distribuição dos sistemas de ventilação e ar condicionado. Fungos e bactérias depositados nos dutos e filtros desembocam no ambiente onde estão os trabalhadores e os clientes. O fumo é outro inimigo. Esses fatores podem causar dores de cabeça, irritação nos olhos, nariz e garganta, ressecamento da pele, náuseas, letargia, dificuldade de concentração, fadiga e aumento de alergias e doenças respiratórias.

 

  1. Eletricidade 

Tomadas subdimensionadas e fios soltos, que podem ocasionar acidentes e incêndios. As NRs 10 e 12 determinam: tomadas, máquinas e equipamentos elétricos devem ser "aterrados"; o acesso ao quadro de controle de comando deve ser facilitado; o número de tomadas deve ser suficiente para evitar o uso de "T"; estão proibidos fios soltos ou desencapados.

 

  1. Reformas 

Se forem feitas durante a jornada de trabalho provocam ruído excessivo, poeira e riscos de acidentes.

 

  1. Sanitários e higiene

  A limpeza deve ser compatível com a atividade. Fungos e sujeira depositados em carpetes e forrações de ambientes fechados, típicos de agências, podem ocasionar alergias. Devem existir sanitários separados para homens e mulheres, limpos e sem odores. A limpeza e a remoção do lixo e da poeira devem ocorrer preferencialmente fora do horário de trabalho. A água deve ser potável com uso de copos descartáveis ou bebedouro de jato inclinado previstos na NR 24.

 

  1. Incêndio

 A lei prevê proteção contra incêndios, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em caso de sinistro, equipamentos e pessoal treinado para combater o fogo nas primeiras chamas. As saídas de emergência devem  ter portas que abram para fora, sem obstrução ou trancas. O sistema de prevenção e as saídas de emergência devem ser sinalizados com iluminação de emergência. Os extintores têm tempo de validade gravado na embalagem e devem estar em locais de fácil acesso. Estas exigências estão na NR 23.

 

  1. Mobiliário e equipamentos de trabalho

Um mobiliário inadequado leva a posturas corporais incorretas que favorecem o surgimento de patologias do grupo LER/DORT. Equipamentos obsoletos ou com defeitos, instrumentos de trabalho inadequados, insuficientes e sem manutenção exigem maior esforço estático e dinâmico, posturas incorretas e estresse.

 


        Os inimigos mais comuns:

 

 
 Jornada de longa duração, horas extras;
• Ausência ou insuficiência de pausas para descanso;
• Trabalho repetitivo e monótono, sob forte pressão e cobrança da gerência;
• Distribuição do pessoal sem respeitar os períodos de "picos" do atendimento;
• Esforço mental necessário para criar estratégias individuais e coletivas para vencer as dificuldades impostas pela organização;
• Controles que não respeitam a variabilidade do trabalho e as questões culturais e individuais inerentes aos seres humanos.
 
Outros males da organização do trabalho:
 
• Acúmulo de funções e de responsabilidades;
• Exigência de metas, muito inatingíveis;
• Processo de avaliação das condições reais do desempenho da função;
• Pressão do cliente;
• Pressão advinda da introdução de novas tecnologias;
• Má distribuição dos equipamentos no local de trabalho, dificultado sua utilização;
• Falta de perspectiva de ascensão na carreira;
• Competição entre colegas;
• Contratação de estagiários e de pessoas não treinadas;
• Medo permanente de demissão;
• Salário insuficiente.

Trabalho uma história de Satisfação ou Obrigação - Atividade 88 e 89 Boletim Pedagogico


                Trabalho uma história de Satisfação ou Obrigação

 

Aprendiz Wilson

 

Em minha opinião o trabalho é muito satisfatório, pois o trabalho em questão nos traz dinheiro, novas oportunidades e experiências e sem o dinheiro não conseguimos alcançar bens matérias e sustento para nossa sobrevivência.

O trabalho também pode ser gratificante em outras maneiras, pois você conhece pessoas, faz novas amizades, com o decorrer de sua carreira profissional poderá também conquistar cargos almejados e ser reconhecidos pelas suas conquistas em vários locais.

Com tudo isso o trabalho pode ser cansativo na maioria das vezes, mais lá na frente seremos recompensados e reconhecidos por todos os nossos esforços. Concluo dizendo que o trabalho não é uma coisa desagradável de realizar, basta apenas fazer com vontade e determinação e a fazer com gosto, pois o trabalho acaba se tornando prazeroso e satisfatório.


 

Aprendiz Larissa

 

 Meu trabalho é realizado com satisfação, gosto do que faço e um trabalho bem realizado me proporciona bem estar. Desde que comecei a trabalhar pude absorver novas experiências e muito aprendizado, sei que um dia meu esforço valera a pena, quem sabe consigo conquistar novas oportunidades de emprego no cargo que tão almejo, sei que serei reconhecida pelas minhas conquistas e meus esforços. O trabalho não nos traz apenas benefícios financeiros, mais sim pessoal e intelectual, o reconhecimento de pessoas importantes que me ajudaram um dia se precisa for. Devemos sempre realiza nossos deveres com amor para que o trabalho não torne algo irritante mais sim satisfatório.

O que é Mapa de Risco - Atividade 89


Mapa de Risco


Mapa de Risco é uma representação referente aos riscos presentes no ambiente de trabalho. É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles.

O tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande. 
 
 
A elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas partes podem elaborar e assinar o documento.
O Mapa de Risco pode ser completo, ou seja, de mapeando de uma só vez todos os setores da empresa ou pode feito por setor.
O Mapa de Risco deve ser revisto sempre que um fato novo modificar a situação dos riscos presentes no ambiente. Isso pode acontecer por uma mudança de layout, acrescentamento de novas máquinas no ambiente, novas saídas, novas entradas, mudança na forma de produzir, alteração dos produtos usados na rotina de trabalho. Sempre que houver modificações nos riscos elas devem constar no Mapa de Risco o quanto antes. 
Veja um modelo de Mapa de Risco:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 

 


 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

As Diferentes Visões sobre A Campanha “10 Minutos pra Você” Atividade 95





Larissa Soares Lopes

Em minha opinião a campanha é muito importante porque favorece os trabalhadores, ajuda a prevenir doenças causadas pelo esforço e pelo trabalho repetitivo. Todos os funcionários e chefes deveriam juntos fazer uma força tarefa para tornar isso um hábito no dia a dia. Isso seria bom para ambas às partes. O número de funcionários afastados por alguma doença seria reduzido com isso as empresas não gastariam tanto com esse tipo de problema. O número de faltas no trabalho também seria reduzido uma vez que a os funcionários estariam saudáveis e o trabalho seria feito com qualidade. Os benefícios seriam muitos para funcionários e para os bancos.


Wilson Souza Barbosa



A campanha é uma ótima ideia para os trabalhadores bancários e para todos os trabalhadores do país, pois em tudo que formos fazer devemos trabalhar sempre com a prevenção e essa campanha trata da prevenção de doenças ocasionadas pelo trabalho. Se gasta muito menos com a prevenção ao invés do tratamento. Mais para a campanha ser aderida pelos trabalhadores e pelas empresas é preciso divulgação, panfletos e cartilhas para incentivar os trabalhadores a colocar em prática 10 minutos pra você.