sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Direitos dos Trabalhadores - Atividade 92


OS PRINCIPAIS DIREITO DOS TRABALHADORES

 

 

SALÁRIO: nunca inferior ao piso da categoria.

 

VALE TRANSPORTE: para deslocamento da residência ao trabalho e vice-versa, com desconto de até 6% do salário;

 

13º SALÁRIO: com base na remuneração integral;

 

FÉRIAS REMUNERADAS: de 30 dias a cada 12 meses de trabalho com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

 

FUNDO DE GARANTIA: por Tempo de Serviço (FGTS), no valor de 8% da remuneração, que é depositado mensalmente pela empresa ou empregador em uma conta bancária vinculada;

 

REMUNERAÇÃO: Acrescida de 50% da hora normal, nos casos de trabalho extraordinário, ou seja, acima de 8 horas diárias e 44 horas semanais, salvo nos casos de compensação de horários;

 

REPOUSO SEMANAL: remunerado, preferencialmente aos domingos;

 

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS: garantia de renda para o trabalhador e para sua família nos momentos de incapacidade para o trabalho ocasionada por doença, acidente, gravidez, prisão, velhice e morte;

 

SEGURO-DESEMPREGO: para trabalhadores com mais de 6 meses de carteira assinada.

 

Riscos no espaço do Trabalho Bancário - Atividade 90


RISCOS NO ESPAÇO BANCÁRIO

 

  1. Ruído

O ruído gerado por equipamentos, impressoras, teclados, terminais, carimbos, aparelhos de ar condicionado, telefone, conversas, trânsito, entre outros, não combina com tarefas que exigem concentração mental. As agências deveriam operar sob o sisudo "clima de biblioteca". A exposição prolongada a ruídos intensos pode provocar danos auditivos. O dano é cumulativo, sendo maior para os bancários expostos por mais tempo aos sons intensos. O ruído também pode contribuir para provocar cansaço excessivo, falta e atenção e concentração, irritabilidade e outras alterações no humor e no comportamento.

 

  1. Temperatura

 As variações de temperatura afetam a saúde dos bancários. O frio pode influenciar no aparecimento ou agravamento da LER/DORT, contraturas musculares e dores no corpo, além de gripes e resfriados constantes. O calor excessivo pode provocar fadiga, mal estar e até desmaios.

 

  1. Iluminação

A iluminação deve ser distribuída e difusa para evitar o ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. Quando inadequada pode provocar cansaço visual, ardência nos olhos, fadiga, insônia e dores de cabeça.

 

  1. Qualidade do ar

 É precária quando há pouca entrada de ar fresco, falta de limpeza e má distribuição dos sistemas de ventilação e ar condicionado. Fungos e bactérias depositados nos dutos e filtros desembocam no ambiente onde estão os trabalhadores e os clientes. O fumo é outro inimigo. Esses fatores podem causar dores de cabeça, irritação nos olhos, nariz e garganta, ressecamento da pele, náuseas, letargia, dificuldade de concentração, fadiga e aumento de alergias e doenças respiratórias.

 

  1. Eletricidade 

Tomadas subdimensionadas e fios soltos, que podem ocasionar acidentes e incêndios. As NRs 10 e 12 determinam: tomadas, máquinas e equipamentos elétricos devem ser "aterrados"; o acesso ao quadro de controle de comando deve ser facilitado; o número de tomadas deve ser suficiente para evitar o uso de "T"; estão proibidos fios soltos ou desencapados.

 

  1. Reformas 

Se forem feitas durante a jornada de trabalho provocam ruído excessivo, poeira e riscos de acidentes.

 

  1. Sanitários e higiene

  A limpeza deve ser compatível com a atividade. Fungos e sujeira depositados em carpetes e forrações de ambientes fechados, típicos de agências, podem ocasionar alergias. Devem existir sanitários separados para homens e mulheres, limpos e sem odores. A limpeza e a remoção do lixo e da poeira devem ocorrer preferencialmente fora do horário de trabalho. A água deve ser potável com uso de copos descartáveis ou bebedouro de jato inclinado previstos na NR 24.

 

  1. Incêndio

 A lei prevê proteção contra incêndios, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em caso de sinistro, equipamentos e pessoal treinado para combater o fogo nas primeiras chamas. As saídas de emergência devem  ter portas que abram para fora, sem obstrução ou trancas. O sistema de prevenção e as saídas de emergência devem ser sinalizados com iluminação de emergência. Os extintores têm tempo de validade gravado na embalagem e devem estar em locais de fácil acesso. Estas exigências estão na NR 23.

 

  1. Mobiliário e equipamentos de trabalho

Um mobiliário inadequado leva a posturas corporais incorretas que favorecem o surgimento de patologias do grupo LER/DORT. Equipamentos obsoletos ou com defeitos, instrumentos de trabalho inadequados, insuficientes e sem manutenção exigem maior esforço estático e dinâmico, posturas incorretas e estresse.

 


        Os inimigos mais comuns:

 

 
 Jornada de longa duração, horas extras;
• Ausência ou insuficiência de pausas para descanso;
• Trabalho repetitivo e monótono, sob forte pressão e cobrança da gerência;
• Distribuição do pessoal sem respeitar os períodos de "picos" do atendimento;
• Esforço mental necessário para criar estratégias individuais e coletivas para vencer as dificuldades impostas pela organização;
• Controles que não respeitam a variabilidade do trabalho e as questões culturais e individuais inerentes aos seres humanos.
 
Outros males da organização do trabalho:
 
• Acúmulo de funções e de responsabilidades;
• Exigência de metas, muito inatingíveis;
• Processo de avaliação das condições reais do desempenho da função;
• Pressão do cliente;
• Pressão advinda da introdução de novas tecnologias;
• Má distribuição dos equipamentos no local de trabalho, dificultado sua utilização;
• Falta de perspectiva de ascensão na carreira;
• Competição entre colegas;
• Contratação de estagiários e de pessoas não treinadas;
• Medo permanente de demissão;
• Salário insuficiente.

Trabalho uma história de Satisfação ou Obrigação - Atividade 88 e 89 Boletim Pedagogico


                Trabalho uma história de Satisfação ou Obrigação

 

Aprendiz Wilson

 

Em minha opinião o trabalho é muito satisfatório, pois o trabalho em questão nos traz dinheiro, novas oportunidades e experiências e sem o dinheiro não conseguimos alcançar bens matérias e sustento para nossa sobrevivência.

O trabalho também pode ser gratificante em outras maneiras, pois você conhece pessoas, faz novas amizades, com o decorrer de sua carreira profissional poderá também conquistar cargos almejados e ser reconhecidos pelas suas conquistas em vários locais.

Com tudo isso o trabalho pode ser cansativo na maioria das vezes, mais lá na frente seremos recompensados e reconhecidos por todos os nossos esforços. Concluo dizendo que o trabalho não é uma coisa desagradável de realizar, basta apenas fazer com vontade e determinação e a fazer com gosto, pois o trabalho acaba se tornando prazeroso e satisfatório.


 

Aprendiz Larissa

 

 Meu trabalho é realizado com satisfação, gosto do que faço e um trabalho bem realizado me proporciona bem estar. Desde que comecei a trabalhar pude absorver novas experiências e muito aprendizado, sei que um dia meu esforço valera a pena, quem sabe consigo conquistar novas oportunidades de emprego no cargo que tão almejo, sei que serei reconhecida pelas minhas conquistas e meus esforços. O trabalho não nos traz apenas benefícios financeiros, mais sim pessoal e intelectual, o reconhecimento de pessoas importantes que me ajudaram um dia se precisa for. Devemos sempre realiza nossos deveres com amor para que o trabalho não torne algo irritante mais sim satisfatório.

O que é Mapa de Risco - Atividade 89


Mapa de Risco


Mapa de Risco é uma representação referente aos riscos presentes no ambiente de trabalho. É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles.

O tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande. 
 
 
A elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas partes podem elaborar e assinar o documento.
O Mapa de Risco pode ser completo, ou seja, de mapeando de uma só vez todos os setores da empresa ou pode feito por setor.
O Mapa de Risco deve ser revisto sempre que um fato novo modificar a situação dos riscos presentes no ambiente. Isso pode acontecer por uma mudança de layout, acrescentamento de novas máquinas no ambiente, novas saídas, novas entradas, mudança na forma de produzir, alteração dos produtos usados na rotina de trabalho. Sempre que houver modificações nos riscos elas devem constar no Mapa de Risco o quanto antes. 
Veja um modelo de Mapa de Risco:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 

 


 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

As Diferentes Visões sobre A Campanha “10 Minutos pra Você” Atividade 95





Larissa Soares Lopes

Em minha opinião a campanha é muito importante porque favorece os trabalhadores, ajuda a prevenir doenças causadas pelo esforço e pelo trabalho repetitivo. Todos os funcionários e chefes deveriam juntos fazer uma força tarefa para tornar isso um hábito no dia a dia. Isso seria bom para ambas às partes. O número de funcionários afastados por alguma doença seria reduzido com isso as empresas não gastariam tanto com esse tipo de problema. O número de faltas no trabalho também seria reduzido uma vez que a os funcionários estariam saudáveis e o trabalho seria feito com qualidade. Os benefícios seriam muitos para funcionários e para os bancos.


Wilson Souza Barbosa



A campanha é uma ótima ideia para os trabalhadores bancários e para todos os trabalhadores do país, pois em tudo que formos fazer devemos trabalhar sempre com a prevenção e essa campanha trata da prevenção de doenças ocasionadas pelo trabalho. Se gasta muito menos com a prevenção ao invés do tratamento. Mais para a campanha ser aderida pelos trabalhadores e pelas empresas é preciso divulgação, panfletos e cartilhas para incentivar os trabalhadores a colocar em prática 10 minutos pra você. 

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Vínculos de Trabalho - Atividade 87

 Vínculo de Trabalho do Taxista

Registro do contrato na carteira de trabalho, férias remuneradas, 13º salário, hora extra, depósito do FGTS, salário família, seguro de vida, prêmios, gratificações e etc...


Vínculo de Trabalho do Executivo

A Justiça do Trabalho tem por obrigação legal tratar de forma diferentes trabalhadores braçais e intelectuais, ou seja, os funcionários que são diretores.
Considera-se diretores de alto nível aqueles que têm cargos de responsabilidade, que tomam decisões, que contratam e demitem, fazem preços, assinam contratos, assumem compromissos. Eles tem benefícios como qualquer outro trabalhador registro do contrato na carteira de trabalho, férias remuneradas, 13º salário, depósito do FGTS, seguro de vida, prêmios, gratificações e etc... Não se conta horas extras e outros benefícios.
Mais as obrigações são maiores devido ao cargo.


Vínculo de Trabalho do Musico

Na condição de músico muitas vezes os artistas são autônomo.
Os músicos empregados tem além dos direitos comuns a todos os empregados, como férias, 13º salário, FGTS e coisas assim, há disposições especiais sobre a jornada de trabalho dos músicos na lei que criou a Ordem dos Músicos, a Lei 3.857/60, ou simplesmente Lei dos Músicos, que permanece em vigor há mais de cinquenta anos, embora muita gente nem a conheça, inclusive músicos e contratantes de músicos.
O primeiro dispositivo legal a ser analisado é a art. 41 da Lei dos Músicos, que tem a seguinte redação:
Art. 41. A duração normal do trabalho dos músicos não poderá exceder de 5 (cinco) horas, excetuados os casos previstos nesta lei.
§ 1º O tempo destinado aos ensaios será computado no período de trabalho.
§ 2º Com exceção do destinado à refeição, que será de 1 (uma) hora, os demais intervalos que se verificarem, na duração normal do trabalho ou nas prorrogações serão computados como de serviço efetivo.
Como se sabe, a jornada de trabalho dos empregados em geral está limitada a 8 horas por dia, com um intervalo para refeições, não computado na jornada, e a 44 horas por semana. Para os músicos, também é obrigatório um intervalo para refeições, que deve ser de 1 hora; mas a jornada máxima de cada dia é bem menor do que a do empregado comum, pois é de apenas 5 horas, aí incluídos os horários de ensaio e eventuais intervalos operacionais.

Vínculo de Trabalho do Ministro

Um ministro recebe recebe além da remuneração,  bônus salarial, como forma de compensação ao auxílio-moradia concedido a deputados e senadores. Licenças-prêmio, gratificações e adicionais.


Vínculo de trabalho do assistente social

O piso salarial dos Assistentes Sociais correspondente a 8 salários mínimos do valor em vigor em fevereiro de 2009,  para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais , valor transporte pra seis horas diárias. Mas, se você for solicitada pra trabalhar 8 horas pode ganha mais 50%.





















































Copacabana x Serra Pelada - Atividade 87

Copacabana é um bairro nobre situado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É considerado um dos bairros mais famosos e prestigiados do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo. Tem o apelido de Princesinha do Mar e Coração da Zona Sul

A Serra Pelada  é uma serra brasileira localizada no sudeste do estado do Pará. Se tornou muito conhecida durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido o local do maior garimpo a céu aberto do mundo , de onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro. Localiza-se no município de Curionópolis, a aproximadamente 35 quilômetros da sede do município.
O que esses dois lugares tem em comum é o trabalho precário, em Copacabana os ambulantes e em Serra Pelada os garimpeiros, trabalham sem vínculos empregatícios, trabalho debaixo do sol para garantir o sustento da família.

Esses lugares são diferentes devido a classe social, Copacabana é considerado um bairro nobre onde moram famílias de nível social alto e próximo a Serra Pelada a população é pobre e as condições de vida também é precária. Tão próximas e tão longe ao mesmo tempo.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Experiências de Cooperação Simples - Atividade 68

Experiências em Cooperativas

Uma cooperativa é formada pela associação voluntária de no mínimo 20 pessoas unidas em torno de objetivos comuns de caráter econômico. Para isso, constituem uma empresa de propriedade e controle coletivo organizando a produção e comercialização de bens e serviços produzidos. Assim como as quebradeiras de Coco, existem outras cooperativas que funcionam com a ajuda de instituições financeiras:
Trabalho das Rendeiras do Cariri 
Na cidade de São João do Tigre, uma das cinco que integram o polo da renda renascença da Paraíba, que funciona a cooperativa de mulheres rendeiras, a Coptigre. O grupo formado por trinta mulheres. Prestam consultoria orientando as artesãs desde a concepção do material gráfico dos produtos até as vendas. Como deve funcionar a comercialização e também em relação a organização gerencial do negócio. Trabalham no sentido de fortalecer a cadeia produtiva da renda. 
CECAF – Central de Cooperativas de Agricultura Familiar de Góias
A CECAF foi criada com o objetivo de organizar a produção do agricultor familiar e inserir seus produtos no mercado por meio do cooperativismo.

Cooplantio
A Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto foi fundada por um grupo de 27 agricultores gaúchos reunidos em busca da sustentabilidade de suas lavouras e preocupados com a preservação do meio ambiente. Em 24 anos de existência, a filosofia e atuação estratégica da cooperativa conquistaram mais de 32 mil produtores rurais associados e suas unidades de negócios atravessaram fronteiras. Além da matriz em Eldorado do Sul (RS), hoje a Cooplantio possui filiais localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.  Sua linha de produção agrícola contempla as culturas de soja, arroz,milho, trigo, feijão, sorgo, cebola, alho, entre outros.

Os Bancos tem soluções certas para Cooperativas de Crédito e seus Cooperados
O Portal de Negócios Cooperativas de Crédito é um ambiente virtual de relacionamento que oferece, além de um site exclusivo, um conjunto de soluções online para as cooperativas de crédito e seus cooperados.

Com leiaute elaborado sob medida, o site Cooperativas apresenta os principais produtos e serviços para esse público.

Dentre as soluções, destaca o Gerenciador Financeiro Web Cooperativas – ferramenta via internet que inova ao viabilizar operações bancárias como consultas e solicitações de cartões cooperativos, consultas ao Código Integração, emissão de DOC/TED para cooperados, tratamento de cheques cooperativos, entre outros. Tudo isso com agilidade, comodidade, segurança e sem custo para o acesso.

Os Bancos  sabem que consolidar parcerias com o segmento cooperativista significa contribuir para o desenvolvimento das comunidades e o crescimento sustentado do País. E reconhece que as cooperativas são um importante instrumento de desenvolvimento por exercerem, de forma organizada, atividades para produção e circulação de bens e serviços, gerando trabalho e renda para seus cooperados.


Pronaf Agroindústria (Investimento)

Financia a infraestrutura para processamento, industrialização e comercialização da produção agropecuária, de produtos florestais e do extrativismo, produtos artesanais, exploração de turismo rural e aquisição de veículos adequados às condições rurais. Para acessar a linha, é necessário apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP.

Benefícios

• possibilidade de financiamento de todo o ciclo de produção;
• as menores taxas de juros do mercado.

Limites de financiamento 
•pessoa física: R$ 130 mil, por beneficiário;
•empreendimento familiar rural: até R$ 300 mil;
•associações/cooperativas - PJ: até R$ 30 milhões.

Prazos  

Até 10 anos, incluídos até 5 ou 3 anos de carência, dependendo da atividade.

Encargos 

Juros de até 2% ao ano.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

ABERTURA DE CONTA EM BANCO


ABERTURA DE CONTA EM BANCO

 

Para abrir uma conta em um banco é preciso:

1º passo: o cliente deve levar Xerox dos seguintes documentos CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de renda. Os seguintes dados devem ser informados: telefones, estado civil, ocupação, escolaridade e patrimônio.

 2º passo: depois que o cliente passa todas essas informações, o aprendiz   cadastra tudo no sistema, verifica através do CPF, se  o cliente não tem  restrição em seu nome.

 3º passo: o aprendiz imprime as fichas autografo e liga para o cliente ir até  ao banco para assinar.


4º passo: depois da assinatura o aprendiz passa o número da conta para o cliente.  O mesmo tem que depositar no mínimo 50 reais e a conta já estará ativada para o uso do cliente.

OBS: se o cliente for menor de 16 anos, os pais devem apresentar os documentos e assinar pelo menor.

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de Junho)


Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de Junho)

 

O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema. Em torno de 4,8 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando. Na maioria das vezes o trabalho infantil ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente pessoas pobres que possuem muitos filhos.

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima permitida. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é permitido desde que na condição de aprendiz.

O trabalho nas lavouras de cana, carvoarias, quebrando pedras, casas de familia e etc.... Isso deixa graves sequelas,  pois a criança ainda esta em formação corporal e  mental, mas aqui no Brasil costumamos aplaudir crianças e bebês que tornam-se estrelas mirins em novelas, apresentações e comerciais. Mais esquecemos que bem loge dessa realidade existe crianças que são todos os dias agredidas sendo forçadas a trabalhar, quando deveriam apenas brincar e estudar.

Tão pequenas e tendo que trabalhar e estudar acabam abandonando os estudos, pois a carga horária exaustiva faz com que o rendimento escolar dessas crianças caia cada vez mais, e consequentemente levam ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar subempregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil.

Apesar de os pais serem responsáveis pelos filhos, geralmente eles não são puni-dos. A justiça aplica-se a quem contratam menores, mais as penas não chegam a ser aplicadas.